Nomes populares:
hibisco, hibiscus, quiabo-azedo, caruru-azedo, caruru-da-guiné, quiabo-de-angola, rosa da Jamaica
Nome científico:
Hibiscus sabdariffa
História:
a planta, que acredita-se ter origem africana e asiática, era bastante apreciada em forma de chá ainda no Egito antigo e também no mundo árabe, onde é conhecida como karkadé. Atualmente, o hibisco, famoso por sua ação emagrecedora e digestiva, é contemplado no mundo inteiro, desde a tradicional bebida até pratos que o levam como ingrediente principal.
Propriedades: na medicina popular, age como antioxidante, afrodisíaco, laxante, além de combater bronquites, resfriados e problemas de pele.
Seus benefícios agradam, e muito, o público feminino, por auxiliar na perda de peso e evitar a retenção de líquidos, o que favorece no combate às tão temidas celulites. O chá de hibisco ainda estimula o metabolismo e reduz as taxas do mau colesterol (LDL) no sangue. Pesquisa feita pela American Heart Association revela ainda que a bebida equilibra a pressão arterial e os níveis de lipídios (gorduras) e glicose totais, prevenindo o desenvolvimento da diabetes tipo 2.
Partes consumidas:
suas folhas, flores e raízes podem servir de matéria-prima para a produção de chás, ervas frescas ou desidratadas, tinturas e cápsulas em forma de extrato seco.
Na culinária:
as folhas (ricas em vitaminas A e B1), ainda quando jovens, são muito utilizadas em saladas verdes. Quando estão mais maduras podem ser refogadas ou fazer parte de cozidos, sopas, feijão e arroz. Já o cálice da planta possui um sabor cítrico peculiar, ótimo para compor geleias, doces, vinhos, vinagres e sucos.
A planta:
o arbusto pode atingir de 2 a 3 metros de altura. As folhas que o compõem se tornam “recortadas” formando até cinco tiras verdes ou avermelhadas. Ao longo da haste, são formadas lindas flores que apresentam coloração amarelada, rosada ou arroxeada.
Contraindicações:
evite a infusão do chá no período gestacional e na menopausa, pois a erva age como antiestrogênico e anticoncepcional.
Chá para emagrecer:
Ingredientes:
25 g de hibisco
1 litro de água
Preparo:
Ferva a água e coloque o hibisco. Tampe e deixe alguns minutinhos. Desligue o fogo, deixe esfriar e tome uma xícara (chá) cinco vezes ao dia. Se quiser, acrescente a bebida a preparações de arroz e sopas. Ele não altera o sabor dos alimentos.
* Antes de de realizar o procedimento, consulte um especialista
O chá de hibisco controla a compulsão por doces e melhora o funcionamento intestinal, contribuindo para a perda de peso
Propriedades vibracionais:
O Hibisco representa a beleza delicada, a virtude e avidez; e sugere: agarre-se à sua boa-sorte!
Harmoniza conflitos entre casais
É a flor símbolo do Hawaii.
Dicas de Alkimystika:
*Sempre consagre as ervas ou o sal para um Ser de Luz que mais tenha afinidade, ou aos Elementais da Natureza, pois eles sabem melhor do que nós, o que realmente precisamos ser tratados.
Além disso ficamos na vibração do Ser à quem consagramos as ervas.
*Quem é reikiano pode colocar os símbolos do reiki nas ervas, o que potencializa ainda mais a vibração energética da planta.
*Sempre agradeça pelas curas recebidas, fazendo isso, enviamos a gratidão ao universo, que é sempre devolve tudo aquilo que nós o ofertamos
Este produto encontra-se disponível a venda em:
www.alkimystica.com.br
Namastê!
Nenhum comentário:
Postar um comentário