Contate-nos:

contato@alkimystika.com.br



Conheça nosso shopping on line com artigos esotéricos e fitoterápicos, masi de mil produtos:
www.alkimystika.com.br

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Disfunção hormonal: vilã que ataca em silêncio!



Quilinhos a mais, suor excessivo ou cabelo sem vida. Antes de procurar qualquer alternativa estética, fique de olho, você pode ser vítima dela

Várias pesquisas científicas alertam as mulheres para um dado alarmante: estima- se que hoje uma a cada 15 mulheres desenvolve algum tipo de disfunção hormonal em seu organismo. E o mais chocante é que a maioria delas nem sabe que essas doenças existem.

Cabelos opacos, pele ressecada, perda ou ganho de peso sem motivo
aparente, menstruações desreguladas, tudo isso pode ser sintoma de um possível descontrole hormonal. Essas alterações podem ser desencadeadas por diversos motivos, mas sempre ligados a um fator determinante: a genética.

Segundo o endocrinologista Régis Salgado, conhecido por ser o médico de famosas como Luciana Gimenez, Iris Stefanelli e Sonia Abrão, “O descontrole hormonal pode acontecer em qualquer faixa etária e classe social. A grande explicação para o aparecimento do problema é a hereditariedade”, explica.

Há ainda sintomas mais difícieis de lidar, como depressão, irritabilidade, sensibilidade ao frio e baixa libido. Apesar de não refletirem diretamente na estética, afetam as relações pessoais e o rendimento no trabalho.

De acordo com um estudo realizado pelo Projeto Sexualidade (ProSex) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, 22% das mulheres de todas as idades tem problemas com relação ao desejo sexual. Na faixa de mais de 50 anos o índice salta para 40%. “Quando essa falta de desejo ultrapassa os seis meses, torna-se importante investigar a causa e procurar tratamento, já que pode indicar uma disfunção da tireoide”, indica a psicóloga Carmita Abdo, coordenadora do projeto.

Como cada organismo reage de uma forma, muitas vezes a mulher procura dezenas de médicos antes de encontrar um diagnóstico preciso. Isso porque muitos profissionais acabam se baseando apenas nos resultados laboratoriais, sem avaliar a fundo as reações visíveis do corpo, por exemplo.

“É preciso avaliar cada caso. Se uma paciente está com os exames normais, mas relata alterações físicas e psicológicas compatíveis com uma disfunção hormonal, sem dúvida vou levar em consideração essa avaliação para tratar a doença”, conta Dr. Régis Salgado, especialista em metabolismo e emagrecimento.

“É comum as pacientes chegarem ao consultório tomando medicamentos para depressão, tristeza e cansaço, o que mascara os sintomas da disfunção hormonal. O melhor conselho é buscar sempre um diagnóstico preciso de quem procura entender o corpo como um todo e não por partes”.

Causas e consequências

Ainda não é possível evitar que o corpo entre em desordem hormonal, mas alguns hábitos podem ajudar a potencializar os sintomas. “Fumo, consumo de bebidas alcoolicas e uso de pílula anticoncepcional não são, na prática, causas de desequilíbrios hormonais, mas influenciam de maneira negativa a doença”, explica Régis Salgado.

No entanto, o vilão da vida moderna tem uma posição de destaque como agente desencadeador das disfunções: o estresse. “O cortisol que circula no organismo da pessoa estressada é um hormônio produzido pelas suprarrenais e afeta o sistema imunológico, além de aumentar a pressão arterial e a glicose no sangue. Se o corpo fica mais propenso a doenças, também se torna mais frágil aos problemas hormonais”, revela.

Quanto ao tratamento, o médico revela: “Infelizmente, a medicina ainda não está tão evoluída a ponto de conseguir estimular uma glândula a produzir hormônio. Logo, problemas como o hipotireoidismo são tratados com reposição hormonal, o que faz com que seja preciso encontrar uma dose adequada individualmente”.

A gravidez também pode provocar um descontrole hormonal. De acordo com o ginecologista e obstetra Linderman Alves Vieira, chefe da Maternidade Carmela Dutra (RJ), no caso da gestação, o ciclo menstrual é suspenso por muito tempo e o corpo é exposto a outros hormônios além da progesterona e do estrógeno, como a prolactina, responsável pela produção de leite.

Todas as mudanças podem causar uma confusão no organismo, que ao tentar retomar o ciclo natural da mulher, pode acabar desregulado. No caso da Síndrome do Ovário Policístico, somente depois de dois anos da primeira menstruação é que seu diagnóstico pode ser feito.

Um agravante ao tratamento da doença é a grande porcentagem de pacientes que apresentam resistência à insulina, podendo até levar à
diabetes. Pensando nisso, a obesidade tem lugar de destaque como agente agravante da doença: pessoas obesas têm o risco de se tornarem diabéticas em até 90% dos casos.

Diagnóstico Preciso

Se você tiver algum tipo de dúvida de que seus hormônios estão em ordem, consulte imediatamente um endocrinologista. Ele vai te pedir um exame de sangue chamado TSH e T4, para avaliar se suas taxas hormonais estão mesmo de acordo. Caso a dúvida seja a respeito da Síndrome dos Ovários Policísticos, o mais indicado é procurar um ginecologista.

Para detectar a doença e saber se há modificações estruturais nos ovários, é necessário fazer exames de imagens, como a ultrassonografia. Hoje em dia, os diagnósticos mais precisos são feitos com aparelhos mais modernos, como o ultrassom Doppler colorido. O exame é muito preciso, pois consegue visualizar a circulação do sangue nos ovários dando clareza ao diagnóstico.

Agora, se você foi diagnosticada com algum tipo de disfunção hormonal, não se desespere. O mais indicado é seguir com o tratamento específico para o seu caso, e assim voltar a ter uma vida normal. Ninguém precisa se sentir condenada por tomar uma medicação pelo resto da vida, afinal, o que importa é a qualidade de vida restabelecida pelo medicamento.

>> Nutrição funcional: uma forma natural de amenizar os sintomas

A melhor maneira para controlar os sintomas de qualquer doença é ter uma alimentação balanceada e feita de acordo com as necessidades do organismo da paciente.

“O tratamento nutricional funcional auxilia na prevenção de patologias associadas à síndrome dos ovários policísticos e ajuda a restabelecer o equilíbrio bioquímico do organismo da mulher, sempre levando em consideração a individualidade de cada uma”, explica a nutricionista clínica funcional Daniela Jobst.

“Uma dieta com baixa ingestão de gorduras saturadas, rica em fibras e em alimentos antioxidantes e com baixo índice glicêmico, é uma ótima escolha para as pacientes. Esse tipo de alimentação, em curto prazo, reduz os sintomas, e em longo prazo, diminui as chances de a mulher ter as doenças ligadas à sensibilidade a insulina”, afirma Daniela.

No caso de quem possui problemas de tireoide, é recomendável fazer uma suplementação com as chamadas “gorduras do bem”, contidas em alimentos como salmão, atum, sardinha e castanhas, que contêm ômega 3 e 6.

>> Conheça os distúrbios hormonais mais comuns

Tireóide

A disfunção na tireoide, uma glândula em forma de borboleta que fica na base do pescoço, é muito comum nas mulheres. Acredita-se que pelo menos 20% da população feminina sofra com o mau funcionamento da glândula responsável pela produção dos hormônios que regulam o organismo.

Existem vários tipos de alterações da tireoide, os mais frequentes são o hipotireoidismo e o hipertireoidismo.

Hipotireoidismo: problema mais comum ligado à tireoide. Caracteriza-se pela diminuição ou falta de produção do hormônio T4.
Sintomas: ganho de peso, cansaço, alteração do ciclo menstrual, pele oleosa, sensibilidade ao frio, queda e quebra de cabelo, sonolência, depressão e fragilidade das unhas.
Tratamento: reposição hormonal com controle pelo resto da vida.

Hipertireoidismo: é menos comum e mais grave, pois pode levar a problemas cardíacos e até a morte. Caracteriza-se pela superprodução dos hormônios T3 e T4.
Sintomas: emagrecimento rápido e sem motivo, exoftalmia (“olhar assustado”), taquicardia, irritabilidade, hiperatividade alterações no humor e pele ressecada.
Tratamento: injeção de um neurotransmissor para bloquear o funcionamento exagerado da tireóide.

Ovários

Síndrome dos Ovários Policísticos: trata-se de uma desordem complexa e multigênica que afeta a regulação e a produção dos hormônios sexuais femininos. Pode causar infertilidade e aumenta o risco de diabetes, síndrome metabólica, doenças vasculares, câncer do endométrio e obesidade.

Acredita-se que cerca de 15% da população feminina seja afetada pela doença, que costuma se manifestar na adolescência. Sintomas: menstruação irregular, pele oleosa e acneica, queda de cabelo e crescimento de pelos no rosto, no peito e no abdômen.

Tratamento: reposição hormonal por meio de pílula anticoncepcional é o método mais comum, mas o anel vaginal e a injeção hormonal também podem ser indicados em alguns casos. A operação é recomendada como a última opção, somente em casos urgentes, quando após ou durante o tratamento não há evolução.

Loja com artigos esotéricos, fitoterápicos e fitoalquímicos visitem:

www.alkimystika.com.br

Namastê!

11 DICAS PARA REGULAR OS HORMÔNIOS E EMAGRECER







1. Durma de 7 a 8 horas por dia para que o hormônio GH, responsável por aumentar a massa muscular e diminuir a gordura corporal, seja liberado.





2. Jante de três a quatro horas antes de dormir. Comer e logo após se deitar desequilibra esse mesmo hormônio.



3. Evite ingerir farinha branca e açúcar refinado em excesso, já que estes desregulam as taxas de glicemia e do hormônio insulina, favorecendo o ganho de gordura corporal.



4. Consuma alimentos ricos em ômega-3, que mantêm os níveis de cortisol, combatendo diretamente o estresse.



5. A falta de serotonina, o hormônio do bem-estar, maximiza a vontade de comer doces e carboidratos.



6. Alimentos integrais, como grãos, massas, pães, biscoitos e farinhas, excelentes fontes de vitaminas do complexo B, fornecem nutrientes que instigam a produção de serotonina. Invista forte neles!



7. Evite guardar mantimentos em recipientes plásticos, pois quando aquecidos, liberam bisfenol, substância nociva que, ao ser ingerida, faz que o organismo altere os receptores dos hormônios em geral, principalmente o estrogênio, responsável, entre outras funções, pelo equilíbrio entre as gorduras e o açúcar no sangue.



8. Alimentos de ação anti-inflamatória também não podem faltar no prato, como a cebola e o chá-verde.



9. Pratique atividades físicas. Elas ajudam a equilibrar os hormônios além de aumentarem a queima calórica.



10. Coma de 3 em 3 horas, evitando assim a sobrecarga de insulina no sangue.



11. Mantenha a flora intestinal equilibrada. É no intestino que ocorre a absorção dos nutrientes e, com o sistema prejudicado, a produção de hormônios também sofre.

Loja com artigos esotéricos, fitoterápicos e fitoalquímicos visitem:

www.alkimystika.com.br

Namastê!

Pedra Ume





A pedra ume caá, que também é popularmente conhecida como cambuí, é uma erva arbustiva que pode atingir um porte médio e pertence à família Myrtacae.
Ela cresce nas regiões mais secas da Amazônia e em algumas regiões secas pelo Brasil.
Possui diversas propriedades que a tornam benéfica para o nosso organismo e seu uso como planta medicinal é datado de anos atrás e foi iniciado pelas tribos nativas do Brasil, grandes conhecedoras das propriedades das plantas.
Na década de 60, mais precisamente no ano de 1965, a pedra ume caá foi apelidada como insulina vegetal pelo médico e herbalista brasileiro Osvaldo Cruz, que trinta anos mais tarde juntamente com outros pesquisadores registrou ações da mesma erva que a tornava eficaz para o tratamento da diabetes, doença que provoca a má produção de insulina pelo pâncreas prejudicando o bom funcionamento do organismo.
Desde então a insulina vegetal se tornou um remédio popular para o tratamento da diabetes não só no Brasil, mas em toda a América do Sul.

Benefícios e propriedades da pedra ume caá

Além de um medicamento para a diabetes, a pedra ume caá é indicada para os seguintes casos: colesterol, aftas, diarreia, hipertensão, hemorragias (uso como adstringente), tônico cardíaco, prevenção de neuropatias diabéticas, dieta para emagrecimento, enterite, hemorroidas, problemas renais, inflamações de útero e ovário, reumatismo, problemas de má circulação sanguínea.

Propriedades: Antidiarreica, Hipoglicêmica e Adstringente.

Princípios Ativos: Astragalina; Flavonoides; Alcalóides; Glicosídeos; Ácidos orgânicos; Saponinas.

Principais compostos químicos: Flavonois, flavanonas, mirciacitrinas 1 e 2; glucosides de acetofenona, mirciafenona 1 e 2 quercitrina, miricitrina, guaijaverina, e desmantina; beta-amirina, catechina, ácido gálico, ácido ginkgoico, mearnsitrina, mirciacitrin V, mirciafenonaB, quercitrina.

Contraindicações: O uso da pedra ume caá fica proibido para gestantes e lactantes.

Este produto encontra-se disponível a venda em:

www.alkimystika.com.br

Namastê!

Cânfora



(Cinnamomun comphora)






Família: Lauráceas

Sinonímia popular: Canforeiro, alcanforeira



Propriedades terapêuticas: anti-séptica, estimulante, excitante, anti-reumática,parasiticida, anti-nevrálgica, revulsiva, anestésico local, anti-térmica, anti-diarréica,anti-helmíntica, moderadora das secreções sudoral e láctea.

Princípios ativos: Terpenos (alfa-pineno, nopineno, canfeno, dipenteno, cariofileno, cadineno, bisaboleno, canfazuleno, etc.), álcoois (borneol, linalol, alfa-terpinol, etc.), cetonas (cânfora,piperitona), óxidos (cineol, etc.)

Indicações terapêuticas Contusões, dores musculares, reumatismo, frieira,



Origem: Ásia Oriental, particularmente da ilha de Formosa, Japão e China Meridional.



Outros princípios ativos: Compostos da série aromática (p-cimeno, eugenol, safrol, etc.), aldeídos, ácidos da série gorda.



Uso medicinal: Utilizada na terapêutica, a cânfora vem sendo substituída por outras substâncias, algumas de constituição química análoga.



Da madeira triturada dos troncos e submetida a manufaturações oportunas, extrai-se o produto conhecido pelo nome de cânfora, cujas qualidades anti-sépticas, estimulantes, excitantes lhes são atribuídas.



Externamente é utilizado por suas propriedades revulsivas, a que se associa a uma ação anestésica local, em fricções, geralmente sob a forma de soluções alcólicas. Suas ações também são parasiticidas.



Tem aplicações também nas hemorragias uterinas e como vermífugo.



Internamente, administra-se por via hipordérmica em soluções oleosas. Atua sobre o sistema nervoso central, produz ação benéfica sobre o centro respiratório bulbar, com o aumento da amplitude dos movimentos respiratórios sem acelerar o ritmo, mas a sua ação mais notável é sobre o coração. É um cardiocinético, pois estimula o músculo cardíaco e reforça a sístole, regulariza as pulsações e a pressão sanguínea.



O óleo canforado, embora seja um cardiotônico eficiente, sua administração deve ficar a cargo do médico. Devido porém à sua insolubilidade na água (o que reduz uma ação lenta e a impossibilidade de administrar por via endovenosa), foi substituída por sucedâneos hidrossolúveis.



Curiosidades:

Vinagre dos quatro ladrões de Marselha

Conta a lenda que por volta de 1300, enquanto se alastrava uma peste terrível, quatro bandidos marselheses executavam assaltos nos locais infestados pela peste, saqueando casas e o comércio. Era porém um mistério o fato de passarem incólumes pelos locais infestados, sem adquirirem o terrível mal.

Dizem que o segredo era uma mistura milagrosa que preparavam antes de iniciarem as suas incursões, com a qual enxaguavam a boca e limpavam as mãos. A sua receita chegou até nós. Trata-se de um excelente desinfetante, que todos fariam bem em ter esta receita em casa.



Um pouco de história:

O Japão depois de ocupar a ilha de Formosa (Taiwan) organizou o próprio monopólio da produção e comércio da cânfora natural e sua essência, que perdurou até à perda do seu domínio em 1944; entretanto estabeleceu a cultura na própria pátria.



Concorrências surgiram para combater este monopólio, com plantações de canforeiro em outros países (Java, Estados Malaios, Austrália, Flórida, Brasil, Argélia, etc.), porém a organização japonesa inutilizou estas tentativas.



As circunstâncias modificaram-se depois da II Grande Guerra, em resultado do desenvolvimento da indústria da síntese química da cânfora, em particular nos EUA.



Como sedativo, recomenda-se nas doenças nervosas, hipocondria, histerismo, convulsões, epilepsia, melancolia, nevralgias, reumatismo.

A cânfora não só garante a higienização física como também ajuda na limpeza astral do lugar.


Propriedades vibracionais, fitoenergéticas e mágicas:



 A cânfora, energeticamente falando, aumenta a realização pessoal e elimina todo tipo de energia negativa.



Mas, atenção: cânfora corta a ação de medicamentos de homeopatia, então, não é recomendável o uso de cânfora para quem está em tratamento homeopático ou fazendo uso de floral!!






Dicas de Alkimystika:

*Sempre consagre as ervas ou o sal para um Ser de Luz que mais tenha afinidade, ou aos Elementais da Natureza, pois eles sabem melhor do que nós, o que realmente precisamos ser tratados.

Além disso ficamos na vibração do Ser à quem consagramos as ervas.

*Quem é reikiano pode colocar os símbolos do reiki nas ervas, o que potencializa ainda mais a vibração energética da planta.

*Sempre agradeça pelas curas recebidas, fazendo isso, enviamos a gratidão ao universo, que é sempre devolve tudo aquilo que nós o ofertamos

Este produto encontra-se disponível à venda em:

www.alkimystika.com.br

Namastê!

terça-feira, 8 de julho de 2014

Clareamento caseiro para os dentes

Quem é que não admira um belo sorriso, com dentes brancos e bonitos?
Os dentes são o cartão de visita de qualquer pessoa! Dentes bonitos chamam atenção e se forem branquinhos, então…

Os tratamentos de clareamento dentário com dentistas, geralmente, são caríssimos. Além do mais, você faz, pelo menos 2 vezes ano ano e, mesmo assim, corre o risco de seus dentes amarelarem com o tempo, devido aos próprios alimentos que consumimos, como café, Coca Cola, sucos coloridos e vinho. Pessoas que fumam também são propícias a ter os dentes manchados, amarelados. Mas, é claro, o clareamento dentário correto, feito pelo dentista é, sem dúvidas, é um método correto e seguro.

Porém, se você não quiser gastar tanto com clareamento dentário no dentista e, ainda sim, manter os seus dentes brancos, vai aqui algumas receitas caseiras para clarear os seus dentes:

Bicarbonato de Sódio



Esse é um método muito conhecido para clarear os dentes. Mas, para ter uma eficácia, é preciso usar com moderação: o ideal é usar 2 vezes, por semana, não mais que isso, pois se você usar todos os dias, por exemplo, você pode perder o esmalte dos seus dentes.
Modo de usar: molhe a escova dental e coloque o creme dental. Depois molhe novamente, por cima do creme dental. Coloque o bicarbonato até cobrir a parte do creme dental. Escove normalmente e enxague.

Limão




Essa fruta, rica em vitamina c, é conhecida pelo poder de clarear manchas. Para o dentes, basta fazer o procedimento 2 vezes por semana.
Modo de usar: retire o sumo do limão, coe e passe a escova dental pura e escove levemente os dentes por alguns minutos, com cuidado para não machucar. Depois enxague com água morna.

Água Oxigenada




Além de ser um excelente antisséptico bucal, a água oxigenada também serve para clarear os dentes. Use a água oxigenada de 10 volumes, pois não agride as mucosas bucais. Uma vez por semana é suficiente.
Modo de usar: coloque a água oxigenada em uma colher de sobremesa e faça o bochecho durante 1 minuto e enxágue a boca. Escove normalmente depois.

Casca de Laranja



O ácido cítrico, encontrado na tanto na casca da laranja quanto do limão, tem propriedades que ajudam a clarear os dentes. Use 2 vezes por semana
Modo de usar: antes de escovar os dentes, esfregar a parte interna da casca da laranja (parte branca) nos dentes. Depois, escove normalmente.

Cascas de Juá (raspa)




Indicado para uma higienização bucal natural, as raspas da casca de Juá branqueia e dá um brilho natural aos dentes, além de fortalecer as gengivas e prevenir os dentes contra placa bacteriana. Você pode usar todos os dias!
Modo de usar: molhe a escova dental, passe nas raspas de Juá e escove normalmente, massageando as gengivas e limpando os dentes. Enxágue. Se quiser escovar depois, sem problemas.

Casca de Banana



A banana é uma fruta rica em magnésio e potássio, substâncias essas que ajudam a clarear os dentes. Pode ser usada todos os dias!
Modo de usar: pegue um pedaço da casca de banana e esfregue nos dentes (não só na frente) por alguns minutos. Depois escove os dentes normalmente.



Leite de Magnésia


Santo remédio para quem sofre de prisão de ventre e outras complicações intestinais, o leite de magnésia alivia dores provenientes a esses problemas e ainda alivia a acidez estomacal.
Modo de usar: após escovar os dentes, passe o leite de magnésia em todos os dentes, com a ajuda de um cotonete. Não enxague. Faça isso todos os dias e perceba como seus dentes vai clarear com o tempo!

Independente de qualquer tipo de clareamento, você tem de ser correto (a) com sua higiene bucal: escovar os dentes e usar o fio dental após as refeições e, também, evitar ingerir alimentos escuros.



Namastê!

visite nosso shopping esotérico,
mais de 1000 produtos:

www.alkimystika.com.br

Metafísica dos Dentes






No Âmbito metafísico os dentes representam firmeza de caráter e capacidade de tomar decisões na vida. Portanto, problemas referem-se a insegurança, dúvidas que abalam a força realizadora.

Os dentes traduzem a qualidade da saúde física e emocional do indivíduo. Revelam posturas emocionais, estruturação básica de comportamento, conflitos, evolução psíquica. Os dentes estão relacionados com os centros de força do corpo etérico, também chamados chakras, com os órgãos do corpo e com as emoções.
O adoecimento de um dente é um grito de socorro, sinal de que alguma coisa não está bem na vida ou no interior do indivíduo. Eles são canais de preservação orgânica e canais de purificação de energia densa.

São 32 dentes, sendo 8 conjuntos de 4 dentes: 4 incisivos centrais, 4 incisivos laterais, 4 caninos, 4 primeiros pré-molares, 4 segundos pré-molares, 4 primeiros molares, 4 segundos e 4 sisos.

Os dentes de um conjunto são interligados, de forma que quando um dente adoece os outros três também sofrem. Para entendê-los, deve-se considerar também o lugar que eles ocupam na arcada.



- Arcada superior: mostra o EU, ou seja, como o indivíduo é. Trabalha registros ancestrais, relacionados com a alma e registros inconscientes. Conta como foi a vida no processo intra-uterino. Traduz a estrutura da pessoa. Trabalha mais a emoção e o sentimento.

- Arcada superior protusa: indica dificuldade na vivência do aqui e agora. Domínio do sensorial e da ancestralidade. Pessoas muito sensíveis, que podem ter dificuldades com o poder e a autoridade. Muitas vezes tornam-se arrogantes ou autoritárias por não saberem como colocar-se diante da vida. – Arcada superior adentrada: demonstra pessoa com dificuldade de se impor, seja por que se sente reprimida ou por dificuldade própria de se posicionar. – Arcada inferior: mostra a forma de como o indivíduo está. Mostra o momento presente, o pós-nascimento, as referências educacionais de pai e mãe e a estruturação da personalidade consciente. Trabalha mais o racional.

- Arcada inferior protusa: (prognata) Revelam pessoas de temperamento forte, que têm dificuldades com a autoridade, principalmente paterna. Vêm os seus desejos e ânsias negados e criam sentimentos de revolta, tornando-se arrogantes ou orgulhosos. São pessoas sensíveis que precisam de diálogo e oportunidades para a sua expressão.

- Arcada inferior adentrada: Mostram pessoas frágeis com pouca força de vontade, tímidas e com dificuldades de se impor diante da vida e de pessoas. Necessitam estímulos, elogios e oportunidades para que se descubram.

Estruturas que compõem o dente:

- Raiz: relacionada ao sistema músculo-esquelético do corpo, pois ambos fazem o papel de sustentação. Fraturas na raiz significam que o indivíduo está perdido, sem base. Há necessidade urgente de mudar a vida. Distúrbios na raiz significam jeito conflituoso de viver, diferente do próprio modo de ser.

- Dentina: relaciona-se com o sistema muscular do corpo, uma vez que também é excitável, permitindo a troca de impulsos nervosos. Dentina exposta significa que a pessoa está insegura diante da vida, sentindo-se desprotegida. Quando a pessoa passa por algum choque ou trauma, tende a ficar com sensibilidade extrema nos dentes.

- Canal: corresponde à medula espinhal e pode refletir distúrbios do fluxo energético corporal. Trabalha, bombeia, coordena e mantém a saúde do órgão correspondente daquele dente. Problemas no canal indicam impaciência com o momento presente e incapacidade de aceitação. Indica que o momento é de amadurecimento.

- Nervos: estão relacionados com a sensibilidade e com o sistema nervoso. Exercem a função de reconhecimento das sensações, possuem a capacidade de percepção. Quando há problemas nos nervos, indica que o indivíduo está muito tenso e estressado, que gostaria de não perceber o que o incomoda. Há uma grande dificuldade de viver com suas próprias emoções e lidar com as suas sensações. É preciso enfrentar, parar de justificar-se e procurar entender a mensagem especifica deste dente.

- Esmalte: está relacionado com a pele. Faz a troca com o meio externo que pode ser de uma maneira saudável ou não. Problemas no esmalte indicam dificuldades na convivência com o mundo, incapacidade de estar, de participar socialmente na vida. Indicam que a pessoa é introvertida, não revelando com facilidade os seus sentimentos. Quando existe um sentimento grave de culpa, o esmalte do dente pode apresentar problemas. Neste caso, o indivíduo deve se abrir com alguém de sua confiança para desabafar os sentimentos guardados e procurar a melhor forma de se sentir bem.

- Vasos sanguíneos: é a circulação energética, significando a liberdade de expressão emocional especifica de cada dente, através da circulação do sangue.

As mensagens dos dentes:

INCISIVOS CENTRAIS – Indicam a harmonia consigo mesmo e com o ambiente (o social). Traduzem a liberdade de ser e de estar. Trabalham o relacionamento do indivíduo consigo mesmo e com a família. Trabalham ainda a ancestralidade e os padrões familiares. Quando a pessoa tem dificuldade de assumir padrões comportamentais familiares já cristalizados, tem problemas nestes dentes. Cárie no incisivo central significa dificuldade de se colocar no ambiente. É a identidade que quer se firmar, independente e liberta, mas não sabe como. Bons incisivos centrais indicam que a pessoa está bem consigo e com a sua realidade.

INCISIVOS LATERAIS – Estes dentes têm uma intimidade muito grande com os incisivos centrais e com os sisos. Revelam como o indivíduo se posiciona socialmente, se está tranquilo quanto a sua projeção social ou se deseja sobressair-se mais, seja profissionalmente ou pessoalmente. Quando eles se apresentam proeminentes, revelam que a pessoa deseja, no seu íntimo, ser reconhecida por suas qualidades Estes dentes estão relacionados com o sistema respiratório e os pulmões. Mantém a identidade do indivíduo e suas verdades internas. Problemas nestes dentes indicam que a pessoa tem dificuldade de viver em solidão, pois são sociáveis. Podem sentir-se abandonados e acham que não conseguem viver sozinhos. Devem estar atentos aos seus pulmões e ao sentimento de tristeza e insegurança. Devem cultivar a autoestima, autoconfiança e alegria.

CANINOS – Estes dentes estão relacionados com a afetividade, revelando a capacidade de amar-se e aos outros. Trabalham a agressividade e a irritação. Quando são muito proeminentes ou grandes, indicam agressividade, impaciência, irritabilidade, intolerância. Estas pessoas devem cultivar mais os sentimentos de amor e paciência com as dificuldades alheias. Devem também estar atentas ao auto-domínio, para não passar dos seus próprios limites. Órgãos ligados aos caninos: coração e fígado, justamente os órgãos que mais assimilam a raiva, adoecendo-os. O amor é trabalhado pelo coração e estimulado pelo fígado. Caninos saudáveis indicam capacidade de agir, de lutar diante da vida e das dificuldades. Sua falta acarreta dificuldades de iniciativa, de sair da inércia, de realização pessoal, como também de desenvolver os sentimentos de amor e fraternidade harmoniosamente.

1º PRÉ-MOLARES – Estes dentes trabalham a capacidade de adaptação do indivíduo ao meio, a ação participativa, a integração social, a capacidade de desempenhar papéis na sociedade em que vive. Estes dentes ajudam a manter os limites da segurança, sem se deixar invadir. Tem relação com os desejos e vontades. Quando apresentam problemas, é sinal de que existe falta de confiança em suas próprias qualidades com relação ao exterior.
Trabalha o convívio com outras pessoas, o sentir-se bem com os outros e consigo mesmo. Trabalha a conquista, a ambição saudável, a coragem. Estes dentes se relacionam com o sistema respiratório, pois fazem a troca do externo com o interno, promovendo renovação.

2º PRÉ-MOLARES – Estes dentes estão relacionados com o momento presente do indivíduo. Estão intimamente ligados à energia vital, ao estresse devido ao gasto exagerado desta energia ou à estagnação da mesma. São considerados os “médicos da boca”, porque organizam a saúde dos outros dentes. Trabalham o “quantum” de energia de todos os dentes. Estão ligados ao sistema urinário e ao aparelho excretor, os intestinos.

1º MOLAR – Trabalham a questão da comunicação. A expressão verbal e escrita, a fala, a linguagem adequada e coerente com o pensamento, a criatividade, a capacidade de concentração, a percepção.
Estimula o desenvolvimento da personalidade e conserva a autenticidade do indivíduo. São dentes importantes para o crescimento físico e a saúde emocional e psíquica. São fundamentais no aspecto comportamental. Quando a personalidade não pode se revelar e a pessoa vive sob tensão de ser o que não é, estes dentes apresentam graves problemas.
 Extrair o primeiro molar cria bloqueios nestas áreas. Estes dentes estão ligados à tireoide.

2º MOLAR – Estes dentes se relacionam com a sexualidade e o prazer. Trabalham o sentimento de dar continuidade a história, estando intimamente ligados à reprodução. Estimulam a sensação de prazer e de viver situações prazerosas, que possam transmitir bem-estar e aumentar a auto-estima. As sensações de prazer transmitidas pelas pupilas gustativas durante a alimentação, fortalecem estes dentes. Eles acumulam registros como memória destes estímulos e das experiências que geram continuidade. Estão ligados ao aparelho reprodutor, às glândulas sexuais e ao sistema hormonal.

3º MOLAR OU SISO – É o dente da ancestralidade e do amadurecimento psíquico. Também chamado “dente do juízo”, porque seu nascimento acontece na época do desenvolvimento do discernimento, ou seja, no início da idade adulta.
Ao nascer, ele lança no inconsciente a pergunta “qual é o projeto da sua alma?”, fazendo com que o indivíduo parta em busca de suas verdadeiras aspirações, pensando, analisando, procurando o seu melhor caminho. O siso ensina que pode-se viver de forma prazerosa, que não é preciso sofrer, o ideal é estar em conformidade com seus desejos internos. Estes dentes arquivam toda a memória da ancestralidade, a vida do pai e da mãe, toda a árvore genealógica, contém informações das vidas passadas.
Os sisos sabem tudo. São dentes de grande sabedoria, pois influenciam nas decisões, nos julgamentos, nos procedimentos do indivíduo, de acordo com seus arquivos. Além desta organização, eles preparam a pessoa para a vida além da morte;
o trabalhos dos sisos é sutil, ao contrário dos molares.
Trabalham também a espiritualidade, pois têm o curriculum da alma. Outra função destes dentes é manter aguçado o instinto de sobrevivência, alertando quando há riscos para o corpo e para a alma. Conserva o sentimento da auto-preservação. Problemas com o siso são um sinal de alerta.
Ele pode estar querendo dizer que é hora de mudar alguma coisa, ou decidir, tomar posição, direcionar-se ou ainda procurar uma orientação espiritual. Indica que o indivíduo está passando por um amadurecimento, seja em qual idade isto acontecer. Pessoas que não possuem siso trazem este trabalho interior com mais esforço e demora.
O siso brota para avisar que é hora de crescimento e mudanças.
Os sisos superiores trabalham a ancestralidade espiritual (vidas passadas) e os sisos inferiores trabalham a ancestralidade familiar (atual).

DENTES SEPARADOS – O ideal é que o espaço seja suficiente para passar a saliva. O espaço excessivo fala da dominância sensorial e sensibilidade intensa. A pessoa tem dificuldade de lidar com o concreto, apresentando atitudes às vezes inconsequentes.
Se todos os dentes são muito espaçados, a pessoa vive mais no mundo da imaginação; é um sonhador, idealista, sempre com planos que não põe em prática. Quando o espaço é grande só entre os incisivos centrais, há, no inconsciente, incoerência entre as figuras paterna e materna.

DENTES MUITO JUNTOS – Contam da predominância da lógica e do pensamento racional no indivíduo. O palpável, realizável, concreto. A pessoa vive presa ao aqui e agora e suas prováveis realizações. Tem desejo de segurança material e financeira, por preocupação.

DENTES NORMAIS – São comuns em indivíduos que, mesmo com todas as limitações que a vida impõe, sabem viver com coerência ao seu impulso interno e são flexíveis diante dos obstáculos, procurando soluções para si.

BRUXISMO – Significa a auto contenção da expressão verbal. Pessoas que têm muito o que falar, mas que guardam para si as palavras, sem condição ou coragem para falar o que desejam.
Tornam-se tensas e muitas vezes magoadas.
Devem trabalhar o perdão, o sentimento de raiva guardada e procurar expressar-se com clareza e calma, fazendo suas reivindicações e justificativas.

Para a cura:

Procure desenvolver a segurança necessária para tocar seus projetos de vida, não se deixar abalar pelas situações ao redor. Acredite, você pode e também é capaz de conquistar a felicidade, basta ser mais determinada.



Dentes, canal

 Metafisicamente os problemas que afetam o canal dos dentes estão relacionados a profundos abalos nas crenças da pessoa. É como sofrer sérias decepções e passar a questionar à respeito daquilo que acreditava.

Para a cura:

A medida que a pessoa supera essa invasão e se refaz interiormente, qualquer tratamento será muito bem sucedido.  


Namastê!

visite nosso shopping esotérico,
mais de 1000 produtos:

www.alkimystika.com.br