Contate-nos:

contato@alkimystika.com.br



Conheça nosso shopping on line com artigos esotéricos e fitoterápicos, masi de mil produtos:
www.alkimystika.com.br

sábado, 12 de outubro de 2013

Câncer do Colo do Utero





O câncer de colo de útero é uma das doenças que mais atinge mulheres no mundo. Em uma estimativa feita pelo INCA, o número de novos casos da doença no Brasil era cerca de 17.540 e um número aproximado de mortes era 4.986, para o ano de 2012.

São números alarmantes, que podem ser reduzidos com cuidados preventivos muito simples, entre eles o mais importante é o Exame Papanicolau, que é oferecido gratuitamente pelo sistema único de saúde. É um exame simples e que não necessita afastamento do trabalho ou um repouso mais prolongado após a sua realização, permitindo um pronto retorna as atividades normais pelas mulheres.

Câncer de Colo de Útero

Não é possível definir quais os fatores que levam as mulheres a desenvolverem o câncer de colo de útero, o que se sabe, é a existência de alguns fatores de risco, tais como: início da vida sexual precocemente, relação sexual sem uso de preservativo, vários parceiros sexuais, falta de higiene na região genital e o tabagismo.

Estudos descobriram que a maioria dos cânceres de colo de útero são causados pelo papilomavírus humano, o conhecido HPV. O estudo também revelou que a maioria dos adultos já foi contaminado, em algum momento da vida, pelo vírus. Em muitos casos o organismo elimina naturalmente esse vírus, quando isso não acontece, existe uma grande possibilidade do indivíduo desenvolver a doença.

Existe uma vacina que pode ser aplicada em mulheres entre as idades de 9 a 26 anos que não iniciaram a sua vida sexual. Entretanto, não está disponível no sistema único de saúde, apenas em clínicas particulares o preço médio da vacina é de R$ 300, o que a torna inacessível para a maioria da população.

Desenvolvimento da Doença

As células do colo do útero seguem os mesmo processos de desenvolvimento das outras células do corpo humano, nascem, reproduzem e morrem, sendo eliminadas junto da menstruação. Quando esse processo sofre algumas alteração, como as células novas aparecerem antes das velhas morrerem, resulta nas lesões e nos casos mais graves formação de tumores.

O tumor passa por dois estágios, o primeiro deles é pré-maligno, onde a chance de cura é maior, caso ele diagnosticado precocemente. No segundo, o tumor já é considerado maligno e a chance de não conseguir a cura é maior.

Sintomas

Por ser uma doença assintomática, ou seja, os sintomas levam um certo tempo para aparecerem é importante estar atenta a qualquer alteração que ocorra no seu corpo. Na fase mais inicial da doença, os principais sintomas são:

Sangramento Vaginal, principalmente, após o ato sexual
Sangramento no intervalo entre as menstruações ou depois da menopausa
Corrimento vaginal de cor escura e mau cheiro
Menstruação por um período mais longo e com um volume maior que o normal
Nos casos mais avançados os sintomas são mais perceptíveis, eles são:

Massa palpável no colo do útero
Hemorragias
Obstrução das via urinaria e intestinais
Dores lombares e abdominais
Perda de apetite e peso
Exame Papanicolau

Para um tratamento mais eficaz é importante ter um diagnóstico precoce, por isso, toda mulher com mais de 25, com a vida sexual ativa ou não deve fazer o exame Papanicolau. O exame tem que ser repetido anualmente, principalmente para as mulheres que apresentarem algum fator de risco.

O exame consiste na coleta de material do colo do útero, em seguida, esse material é colocado em uma lâmina, onde será feita uma analise morfológica do material, observando, se o mesmo apresenta anomalias causadas pelo vírus. O exame é indolor, causando apenas um leve desconforto na hora da coleta e está disponível em qualquer posto de saúde.

Câncer de Colo de Útero – Tratamentos

Quando se fala em tratamento do câncer do colo do útero, vale lembrar que não existe tratamento contra o vírus, e sim, contra as lesões que ele causa no colo do útero. Por isso, o tratamento vai depender do grau das lesões. Nos estágios iniciais, o tratamento é feito com medicamentos tanto para a mulher como para o seu parceiro. Nos casos mais avançados o tratamento é mais agressivo, com remoção das partes lesionadas, cauterização. Se for verificada a formação do tumor o tratamento pode ser cirúrgico e será necessário o uso de radioterapia, aí é o médico é quem decide qual o melhor tratamento.

O importante é se prevenir e realizar o exame Papanicolau periodicamente. Fique atenta a qualquer alteração e caso perceba que algo está diferente procure imediatamente o médico.




Namastê!

Visite nossa loja virtual:

www.alkimystika.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário