Contate-nos:

contato@alkimystika.com.br



Conheça nosso shopping on line com artigos esotéricos e fitoterápicos, masi de mil produtos:
www.alkimystika.com.br

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Aromatizadores Naturais


Ingredientes simples




Os itens sugeridos para os aromatizadores estão disponíveis no supermercado ou até mesmo no quintal de casa. O interessante é que as receitas sejam fáceis e acessíveis para que se possa criar uma rotina sustentável e agradável ao perfumar a casa. Estas receitas são apenas referências e não tem de ser seguidos à risca.

Procedimento geral
Misture os ingredientes em uma panela ou recipiente. Cubra-os com água e aqueça. Mais adiante serão explicadas as diferentes opções de aquecimento. 

Receitas 
Aroma 1: laranjas, canela e cravo (pimenta da Jamaica e anis são opcionais). Tanto o aroma quanto o poder de permanência são maravilhosos.  Este aroma se espalha por todos os ambientes e pode ser reaquecido para perfumar seus ambientes por vários dias.



Aroma 2: limão, alecrim e baunilha.  Tem um frescor encantador.



Aroma 3: Limão tahiti, tomilho, hortelã e extrato de baunilha. Esta combinação tem um aroma fresco e agradável. O hortelã dá um toque extra de frescor.


Aroma 4: laranja, gengibre (fresco ou em pó) e extrato de amêndoas. Este aroma é doce, delicioso.


Aroma 5: galhos ou gravetos de pinho ou cedro, folhas de louro e noz moscada. Estes perfumes combinam para um aroma complexo. Se você tem noz-moscada inteira, rale a superfície exterior - o que irá liberar o aroma. Adicione a peça de noz-moscada inteira aos demais ingredientes.




Aqui estão os cinco. Não são lindos? 


Vá em frente e
... armazene na geladeira. Frascos crus de águas perfumadas se manterão na geladeira por 1 a 2 semanas. É um modo de ter os aromatizadores sempre à mão. Monte os frascos com todos os ingredientes, inclusive a água. Tampe e refrigere. 

... congele-os. É possível congelá-los com ou sem a água. Podem ser congelados por até um mês (talvez  mais). Certifique-se de usar frascos de boca larga e adequados para congelamento.

Formas de aquecimento
Método do fogão: Esta é de longe a melhor maneira para obter o perfume mais poderoso, que se espalha mais e com rapidez. É muito simples. Basta combinar os ingredientes em uma panela no fogão e colocá-los para ferver. Em seguida abaixe o fogo. O aroma se espalhará facilmente da cozinha para os outros cômodos. As desvantagens deste método: o gasto do gás e ter que ficar de olho no nível da água. Se a panela secar, ficarão cítricos queimados ao invés de doces e perfumados. 
NOTA: Para um aroma mais forte, simplesmente dobre ou triplique a receita em uma panela maior.


Outros métodos - rechaud / fondue /aquecedor de chaleira: Se você tiver qualquer um deles, então você tem uma estação de perfume portátil. Basta acendê-lo em qualquer ambiente. Obviamente, a fragrância será exalada enquanto estiver aquecida, assim, durará enquanto a vela estiver acesa ou o aquecedor ligado. Estes métodos possuem um nível baixo de calor e libera um cheiro muito sutil - o suficiente para um pequeno ambiente. Se desejar, ferva a mistura no fogão antes de colocá-la no recipiente final. Isso fará com que o aroma espalhe mais rapidamente.







Adicione mais água quente, se necessário. Como a água evapora a partir de qualquer um destes métodos de aquecimento, é necessário completar os frascos com água quente. É importante que a água esteja mesmo quente, para não resfriar o conteúdo e interromper a difusão do aroma. E lembre-se:  mais calor = mais fragrância.


Reutilize cada mistura de 2-3 vezes. Após estes ter sido aquecido e cozido por algum tempo, a água torna-se turva (como você pode ver nos frascos abaixo), e alguns dos ingredientes perdem a sua cor vibrante. Embora eles não estejam tão bonitos, o cheiro ainda é bom. Normalmente, você pode aquecer e ferver novamente essas misturas de 2 a 3 vezes. Coloque-os em frascos tampados e refrigere ou congele entre os usos. Abra o frasco e faça o teste: se cheirar bem, aqueça e reutilize. Adicione mais água conforme necessário.






Dicas:
Sobras de gengibre - Se você usar gengibre fresco e sobrarem pedaços, esta é uma maneira de usá-los antes que estraguem. Corte o gengibre e congele-o em um saco ou recipiente para ter sempre à  mão um lote rápido de água perfumada.
Salve suas cascas de laranja - Quando você come uma laranja, separe a casca para usar em águas perfumadas. Armazene-as na geladeira ou no congelador até que você precise delas.
Salve seus limões - Depois de usá-los em uma receita, refrigere ou congele os pedaços que sobraram.
Salve suas ervas - Se você tem ervas em um jardim ou se sobraram de alguma compra, congele-as e guarde-as para uso nessas águas perfumadas.
Use sucos expirados - Se sobrou suco da refeição anterior e eles já perderam suas vitaminas, utilize-os como base no lugar da água nestas misturas. Eles ficam perfumados e coloridos.
Use especiarias vencidas - Especiarias devem ser substituídas depois de um ano, porque perdem muito de seu sabor. Mas, eles ainda cheiram muito bem! Em vez de jogar fora especiarias antigas, use-as para perfumar a água.

Existem inúmeras combinações possíveis para estas águas aromatizadas. Use sua imaginação e mãos à obra! Ah! E não deixe de compartilhar suas receitas!!!





Namastê!

Visite nossa loja:

www.alkimystika.com.br






5 comentários:

  1. Há imenso tempo que procurava por aromatizadores naturais, finalmente encontrei :) Adorei vou já experimentar.

    ResponderExcluir
  2. Excelente ideia!!! Parabéns, lindíssimo trabalho :D

    ResponderExcluir
  3. Este blog faz um bem danado pra alma!
    Gratidão!

    ResponderExcluir
  4. Adorei o site! Você poderia me indicar onde conseguiu estes frascos (retos)? Adorei!

    ResponderExcluir