Contate-nos:

contato@alkimystika.com.br



Conheça nosso shopping on line com artigos esotéricos e fitoterápicos, masi de mil produtos:
www.alkimystika.com.br

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Alcaçuz



(Glycyrrhiza glabra)




Na Grécia antiga, o alcaçuz usava-se para acalmar a tosse e aliviar indisposições do estômago;

na China, pensa-se que promove a longevidade.

Estudos modernos mostram que esta planta estimula a imunidade, reduz a inflamação e alivia o eczema.



O que é o Alcaçuz e para que serve:
Cultivada em alguns países do Sul da Europa, a planta do alcaçuz é um arbusto alto de flores azuladas.

As suas propriedades medicinais residem na raiz, que contém glicirrizina. O alcaçuz é ainda fonte de muitas outras substâncias benéficas, incluindo os fitoestrogênios e os flavonóides.

Existe à venda em cápsulas, comprimidos, tinturas e cremes para uso terapêutico.

Possui um sabor doce, razão por que é frequentemente combinada com outras plantas medicinais para lhes disfarçar o amargo. Outra forma, o alcaçuz deglicirrizinado (ADG), sofreu a remoção da glicirrizina;

Os dois tipos de alcaçuz têm utilizações diferentes e provocam reações diferentes no organismo.

Um dos mais largamente utilizados remédios vegetais, o alcaçuz possui uma longa história médica.

Na década de 1970, foi um dos primeiros alimentos a serem investigados pelo programa alimentar experimental do Instituto Nacional do Cancro dos Estados Unidos.



Como atua o alcaçuz



O alcaçuz deglicirrizinado (DGL) estimula a produção de um muco protetor favorece a cura das membranas mucosas e combate os microrganismos que podem provocar úlceras na boca.

A glicirrizina do alcaçuz estimula as cápsulas supra-renais a segregarem certas hormonas, reduz a inflamação e aumenta os níveis de interferão, substância que combate os vírus e é produzida pelo sistema imunitário.

componentes do alcaçuz são antioxidantes potentes que podem, além disso, imitar os efeitos dos estrogênios no sangue. O ADG produz efeitos benéficos no trato digestivo.





BENEFÍCIOS PRINCIPAIS:



O alcaçuz é útil nos problemas respiratórios porque combate os vírus que atacam o trato respiratório, alivia sintomas como a tosse e as dores de garganta e ajuda a tornar mais fluida a expectoração.

O seu efeito sobre as glândulas supra-renais torna-o útil no tratamento da síndroma da fadiga crônica, da fibromialgia e de outros distúrbios afetados pelos níveis de cortisol — a principal hormona supra-renal — no sangue.

Pode ainda tomar–se a planta em todos os casos que envolvam inflamação. É especialmente benéfica contra hepatites, pois combate a inflamação do fígado e ataca o vírus que frequentemente desencadeia a doença.

A forma ADG não atua do mesmo modo que a raiz.

O ADG promove a produção, pelo organismo, de substâncias que revestem o esófago e o estômago, protegendo-os dos efeitos corrosivos dos ácidos gástricos, sendo portanto útil em casos de indigestão, úlceras e cólon irritável.

Vários estudos mostraram que o ADG era mais eficaz do que certos fármacos normalmente prescritos para aliviar os sintomas das úlceras. Só atua, porém, quando misturado com a saliva, razão por que a forma de ADG em bolacha mastigável é preferível às cápsulas nos casos de problemas digestivos. As bolachas podem ainda ser úteis para acelerar o tratamento das aftas.



OUTROS BENEFÍCIOS:



O alcaçuz pode ser útil nos problemas menstruais e da menopausa, pois possui propriedades estrogênicas moderadas, podendo combinar-se com os receptores de estrogênios.

Assim, quando há quantidades excessivas de estrogênios no organismo (como na síndroma pré-menstrual), a glicirrizina bloqueia o seu acesso e reduz os seus efeitos;

quando o nível de estrogênios é baixo (como acontece depois da menopausa), ela atua como substituto, mais fraco mas eficaz. Os cremes tópicos de alcaçuz acalmam a irritação da pele causada por situações como o eczema.



CURIOSIDADES



Estudos laboratoriais preliminares feitos em animais sugerem um possível efeito anticancerígeno do alcaçuz, principalmente na prevenção dos cancros do cólon e da mama.

A glicirrizina, seu principal componente, pode ser a responsável por este efeito, uma vez que aumenta a atividade do sistema imunitário. Podem também estar envolvidos os fitoestrogênios presentes na raiz, pelo menos no que respeita ao combate ao cancro da mama.

Raiz do Alcaçuz, Planta medicinal

Segundo um estudo recente, o alcaçuz pode ajudar a manter as artérias limpas, logo a prevenir a doença cardíaca.

Os investigadores verificaram que a ingestão diária de 100 mg de raiz de alcaçuz era suficiente para reduzir os danos do colesterol LDL («mau»), grande responsável pela formação de placa ateromatosa.







Propriedades vibracionais:



Estrutura a capacidade interna de ancorar toda e qualquer mudança proferida pelo indivíduo no aspecto emocional e vibracional.







Dicas de Alkimystika:

*Sempre consagre as ervas ou o sal para um Ser de Luz que mais tenha afinidade, ou aos Elementais da Natureza, pois eles sabem melhor do que nós, o que realmente precisamos ser tratados.

Além disso ficamos na vibração do Ser à quem consagramos as ervas.

*Quem é reikiano pode colocar os símbolos do reiki nas ervas, o que potencializa ainda mais a vibração energética da planta.

*Sempre agradeça pelas curas recebidas, fazendo isso, enviamos a gratidão ao universo, que é sempre devolve tudo aquilo que nós o ofertamos


Este produto encontra-se disponível a venda em:

www.alkimystica.com.br

Namastê!

Nenhum comentário:

Postar um comentário