Contate-nos:

contato@alkimystika.com.br



Conheça nosso shopping on line com artigos esotéricos e fitoterápicos, masi de mil produtos:
www.alkimystika.com.br

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

A Pirâmide de Quéops ( Khufu)




De verdade, ficamos sempre maravilhados diante da grandeza das pirâmides do Egito  sobretudo as pirâmides mais celebres do mundo, as de Guiza (Gizé) que pertencem todas à dinastia IV (2680-2650 a.C aprox.), são as de Quéops, Quéfren, e Miquerinos. Foram construídas sobre o plató de Guiza quando a margem do Nilo chegava naquela época mais perta da planície do que atualmente.   
   
  

A pirâmide de Quéops é uma das Sete Maravilhas Antigas do Mundo, ao mesmo tempo é a mais completa e perfeita no Antigo Egito  chama-se também a Grande Pirâmide de Guiza. Foi construída como um túmulo gigantesco para o grande rei Quéops sob a supervisão do vizir Hemnu. É, sem dúvida, a maior construção erigida pelo homem que ainda permanece em pé por cerca de 5000 anos. Situada na margem oeste do rio Nilo sobre o plató de Guiza que tem originalmente 50 m. de altura, juntamente com as pirâmides de Quéfren e Miquerinos. O tamanho desta Pirâmide é incomparável, pois ocupa uma área de 52611 metros quadrados, quase 13.1 acres. Supostamente que a sua área ocupada pela base quadrada da pirâmide consegue compreender as áreas das atuais catedrais de Ferenze, Milão, Santo pedro em Roma, e Westminster. Cada lado da base quadrada mede originalmente 230 m. de comprimento, atualmente alcance 228 m de comprimento. Também tinha originalmente 148 m. de altura, mas agora tem apenas 137 m. devido a queda da camada polida externa que cobria as faces da pirâmide. Além disso, se inclina segundo um ângulo de 51.52.29 graus. A grande pirâmide contém cerca de 2,300,000 blocos de pedras calcárias, cada um se oscila entre 2.5 e 15 toneladas de peso. 

Alguns matemáticos supuseram que se conseguissem cortar os blocos de pedra desta pirâmide em unidades menores, e cada uma mede apenas um pé cúbico ( quase 33 centímetros ), formando delas uma linha estendida em direção direta, então iria terminar a dois terços de distância da circunferência da terra perto do Equador. Diz-se que o celebre General e imperador francês Napoleão Bonaparte calculou que houvesse possibilidade de construir pelas pedras da Grande Pirâmide um muro gigantesco em torno da França que mede 3 m. de altura e 1 m. de espessura !


               

                     o corredor ascendente dentro da Pirâmide de Quéops


Na realidade, o núcleo da pirâmide é um rochedo, isto significa que a pirâmide foi construída sobre uma base sólida de rochas. A pirâmide de Quéops foi construída de pedras calcárias locais da mesma planície, revestida por fora de uma camada de pedras calcárias lisas procedidas da região de Tura ( no sul do Cairo atual ). A fachada externa da pirâmide -conforme o historiador grego Herodoto- estava coberta com gravuras e inscrições hieroglíficas, mas, infelizmente esta cama externa desapareceu por distintas razões. Diz-se que as pedras polidas da camada externa das Pirâmides de Guiza eram exploradas como uma pedreira que forneciam pedras a partir do século XIII d.C, e outra vez eram usados para construir edifícios, palácios, mansões, casas, muralhas, aquedutos etc.

Os quatro lados da pirâmide correspondem relativamente com os quatro pontos cardiais. A entrada original encontra-se no lado setentrional no curso XIII, e neste sentido é curioso mencionar que a entrada atual não é a original mas foi aberta no século IX por abaixo da entrada original, situada no curso VI da pirâmide. Foi feita durante o reinado do Califa Al Mamoun (filho do grande califa Haroun Al Rashid) quando havia uma revolta no Egito contra o seu poder, por isso o califa próprio veio para o Egito  e durante sua estadia lhe avisaram que a Pirâmide de Quéops tivesse um tesouro guardado no interior da pirâmide, quiseram entrar a pirâmide  mas não conseguiram achar a entrada original, portanto fizeram uma abertura no curso VI da fachada setentrional, que é a atual entrada usada pelos visitantes, e esta abertura é conhecida hoje em dia como a Entrada do Al Mamoun.

A entrada dirige a um corredor descendente escavado no núcleo 

rochoso da pirâmide e termina pela primeira câmara do morto, que foi deixada inacabada, provavelmente segundo o primeiro plano da construção foi dedicada para receber a múmia do rei, mas quando se alterou o plano e outra câmara foi escavada no corpo próprio da pirâmide conhecida erradamente como a “Câmara da Rainha !” , mas com certeza foi dedicada também para conter o sarcófago do rei, esta segunda câmara mortuária está acessível por um corredor ascendente, mas também foi deixada inacabada. Enfim o arquitecto decidiu realizar a última modificação por construir a terceira câmara mortuária dedicada para receber o sarcófago do rei, esta câmara completa conhecida como A Câmara do Rei está acessível por uma Grande Galeria, pois uma abertura foi feita no tecto do corredor ascendente que dirige a essa Grande Galeria cujo tecto tem 8 m. de altura. A Grande Galeria dirige a outra passagem horizontal que termina por uma antecâmara e logo a câmara do rei. 

A câmara Mortuária do rei é o elemento mais importante na pirâmide. Foi recoberta inteiramente com blocos de granito, o teto consta de 9 lousas de granito rosado que pesam 400 toneladas. O sarcófago de granito rosado , colocado no lado oeste da câmara, foi achado vazio sem a múmia. Em cima da câmara do rei há cinco câmaras menores construídas, cada uma em cima da outra para aliviar a pressão do peso dos blocos sobre o tecto da câmara do rei. Dentro da Grande Pirâmide não há inscrições exeto uma única frase escrita na parte superior da Câmara do Rei, acredita-se que foi feita por um dos construtores da pirâmide. Ali está escrito apenas a seguinte frase “No ano XVII do reinado de Quéops (Khufu)”.     

De verdade, ainda o homem olha para as Pirâmides encantado pela sua grandeza e beleza, pensando como se construíram essas estruturas magníficas. Claro que ainda há alguns segredos sobre a maneira de construção deste grande monumento maravilhoso, mas segundo as abras dos antigos escritores e historiadores clássicos, sobretudo os gregos e os romanos sabemos que as Pirâmides foram erigidas conforme umas umas certas fases, o primeiro passo era a escolha do local, pois deve ser um lugar elevado, na margem oeste do Nilo, perto de uma pedreira local, depois, os blocos de pedra eram trasladados por meio de equipamentos e meios primitivos e uma capacidade extraordinária de organizar e usar milhares de trabalhadores. O historiador grego Herodoto quem viveu no Egito durante o século V a.C escreveu que a Pirâmide de Quéops foi construída dentro de 20 anos, e 100000 (cem mil) trabalhadores eram usados em cortar e transferir as pedras e também nas fases diferentes das obras de construção, e aqueles eram substituídos por outros cada três meses !!. Segundo os dados oferecido pelo historiador Diodoro sabemos que a Pirâmide de Quéops foi construída por meio de rampas e terraplanagens.

A luz das hipóteses recentes  acredita-se que, no início, um local adequado era escolhido, era de preferência uma base rochada, perto de uma pedreira local, elevado, e perto da margem do rio Nilo. Logo, havia obras de medição por meio de cordéis de linho e fibras de palmeiras. Os blocos de pedra eram carregados e colocados consecutivamente de baixo para cima através de construir rampas e terraplanagens em forma redonda ou ziguezagueada em torno da estrutura dos quatro lados da pirâmide, e ao acabar todas as obras de construção essas rampas de escombros e barro foram demolidas. Enfim a pirâmide foi revestida de uma camada polida de pedras calcárias brancas. Usavam-se barcas para trasladar as pedras calcárias suaves e lisas procedidas das pedreiras de Turah e as pedras de granito provenientes de Assuão ( 1000 km de Guiza), enquanto usavam trenos para trasladar os blocos ao sítio próprio da Pirâmide.

          
                                                          Câmara do rei dentro da Pirâmide de Quéops

O complexo de Quéops contem o templo do vale que ainda está enterrado sob as casas da vila atual de "Nazlet El Saman". Além disso existe o templo mortuário que está atualmente em ruínas, situado no lado oriental da pirâmide cujo chão é de Bazalto, e a rampa ascendente que liga entre os dois templos. Em torno da Grande Pirâmide há cinco covas de barcas mortuárias conhecidas como " as Barcas solares". Em uma delas, em 1954, por acaso, uma barca de madeira foi achada desmantelada e intacta. Essa grande barca de 43 m. de comprimento foi remontada e está exposta atualmente num museu no lado meridional da pirâmide.


No lado leste da pirâmide de Quéops encontram-se as pirâmides pequenas ou subsidiárias, a primeira ou seja a setentrional é atribuída à consorte principal do rei Quéops “Merytites”, atualmente está com 6 m. de altura. A pirâmide central pertence - segundo os recentes estudos- a uma das esposas secundárias do soberano egípcio, apesar de que o grego historiador Herodoto a atribuiu à filha do rei !! criando uma história excêntrica sobre o comportamento pessoal dessa filha !! A terceira pequena pirâmide é relativamente maior do que as outras, tem atualmente 11m. de altura, pertence à esposa secundária do rei “ Henutessen”. 

Um comentário:

  1. A grande Piramide de Queóps, nunca foi um tumulo, ela é um livro de pedra, com inúmeras revelações e profecias usando a linguagem universal da matemática, e na verdade ela tem oitos lados, que só aparecem no equinócio de solstício ao meio dia.

    ResponderExcluir