Contate-nos:

contato@alkimystika.com.br



Conheça nosso shopping on line com artigos esotéricos e fitoterápicos, masi de mil produtos:
www.alkimystika.com.br

quarta-feira, 6 de março de 2013

Propriedades do Pepino




O pepino contém compostos antioxidantes, substâncias encontradas nos alimentos que podem ter uma ação protetora contra o desenvolvimento de doenças crônicas, como as cardiovasculares e o câncer.

No caso do pepino, os principais antioxidantes são os carotenóides beta caroteno, alfa caroteno e luteína e zeaxantina, que têm demonstrado capacidade preventiva em alguns tipos de câncer, como o de mama, e diminuem o risco de certas doenças oculares como a degeneração macular e a catarata.

A hortaliça também oferece vitamina C, outro antioxidante importante, que protege organismo de infecções, mantém a saúde de ossos, cartilagens e mucosas e facilita a absorção de ferro.

A vitamina B5 é outra que contribui para o bom funcionamento do sistema imunológico, assim como o magnésio, mineral importante para o desenvolvimento dos ossos e dos dentes.

O potássio, por sua vez, atua como regulador da pressão e do pH sanguíneos e auxilia os processos digestivos e as contrações musculares — após atividades físicas muito intensas, a reposição de potássio no organismo ajuda na recuperação dos músculos.

Como Conservar

Coloque o pepino em saco plástico perfurado (para evitar a condensação da umidade) e guarde na parte mais baixa da geladeira por até uma semana.
Se o pepino já estiver fatiado, cubra com filme plástico e guarde na geladeira por um a dois dias.

Idéias para Servir

Refrescante e de textura crocante, a melhor forma de aproveitar o pepino é consumi-lo ao natural, cortado em rodelas ou fatias, acompanhando saladas.
Uma forma simples de preparar uma conserva caseira de pepino é fatiá-lo finamente e deixar marinando por uma hora em uma mistura com 1 xícara de água, ½ xícara de vinagre, 2 colheres (sopa) de açúcar e 1 pitada de sal.
Além do famoso tabule, salada com trigo perfumada com hortelã da culinária árabe, o pepino é ingrediente básico para outras entradas típicas, como a salada grega, que leva, além do pepino, tomate, azeitona e queijo tipo feta.
O pepino fica ótimo em sopas geladas. No gaspacho, sopa gelada à base de tomates da cozinha espanhola, o pepino entra no preparo do creme (batido junto com o tomate) e, na hora de servir, cortado em cubinhos e colocado sobre a sopa.
Outra sopa gelada e refrescante pode ser feita com pepino batido com iogurte. Para temperar, azeite de oliva e hortelã.




Namastê!

visite nossa loja:

www.alkimystika.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário