Contate-nos:

contato@alkimystika.com.br



Conheça nosso shopping on line com artigos esotéricos e fitoterápicos, masi de mil produtos:
www.alkimystika.com.br

domingo, 11 de novembro de 2012

Histórias Mitológicas de Amor: Merlin e Viviane



Um dos nomes mais sagrados, místicos e que evocam memórias ancestrais tremendamente significativas na História da Humanidade.


Apesar de originalmente pertencer ao mito celta Avalon transcende o mesmo porque acena para o mesmo conceito de paraíso perdido de outras antigas tradições.


É deste lugar mágico que vem as duas figuras que formam o casal que enfoco neste tópico...


Merlim o Mago Supremo e Viviane a Senhora do Lago.


Merlim é conhecido na tradição não somente por ser o preceptor, o tutor de Arthur mas mais significativamente por ser uma das figuras mais originais e misteriosas do mito.


E isto a tal ponto que a figura do Mago, do bruxo, do Hierofante hoje em dia ser calcada nas imagens mais populares tecidas em cima dele.


Gandalf de O Senhor dos anéis e Dumbledore de Harry Potter são exemplos disto.


Viviane por sua vez é conhecida como a Senhora do Lago, aquela que outorga excalibur a Arthur e sua tia e de Morgana, irmã de sua mãe e senhora de Avalon.


Entretanto no mito mais profundo tanto Merlim quanto Viviane evocam coisas e seres ainda mais grandiosos.


Viviane seria a senhora das fadas, bruxas, feitiçeiras e sacerdotisas da natureza, uma espécie de hipóstase da Grande Mãe encarnada.


Merlim seria o próprio Cernnunos, o cornudo encarnado, o senhor da natureza, o consorte da Grande mãe...filho de um elemental(na tradição posterior cristã um demônio) e uma mortal ele tem sobre seus ombros a difícil missão de ser a ponte entre o paganismo que esmorece e o cristianismo que engolfa mentes e corações na Bretanha.


Já Viviane luta acirradamente para seu culto não morrer.


Como rainha das fadas vê cada dia que passa seu mundo, Avalon se afastando do mundo dos humanos e sendo engolfado por brumas dimensionais espessas...


Arthur e sua Camelot através de Merlim são seu golpe de mestre e ultimo truque para reverter esta situação.


Na visão de Marion Zimmer Bradley por exemplo esta visão é bem realçada na lenda.


Por outro lado Merlim ou Taliesin funciona como um mero coadjuvante de Viviane em toda a trama.


A excelente série As Brumas de Avalon baseada na obra de Marion nos mostra isto.


Já em Merlim famosa mini-série dos anos 90 do extinto Hallmark Merlim é o ultimo bastião de Mab(a rainha das fadas)na salvação do mundo da magia do poder do cristianismo e Nimuê é seu amor e sua parceira.


Nesta visão a figura de Viviane se divide em duas: a imortal é transferida para Mab e a parte humana para Nimuê fazendo do relacionamento das duas com Merlim o motor de toda a série.


Em Excalibur filme clássico dos ano 80 só vemos as mãos de Viviane aparecendo quando da outorga de excalibur para Arthur toda a interatividade com Merlim vindas de outros contos atribuídas a Nimuê ou Viviane são vivenciadas por este com Morgana.


Todavia uma coisa que parece mais ou menos clara na lenda é que enquanto Merlim se responsabilizava pelas iniciações masculinas e pelas intrigas de poder Viviane se responsabilizava pelas iniciações femininas e pelas intrigas religiosas.


O confronto cristianismo x paganismo parece muito mais caro para ela do que para ele, pelo menos nas obras adaptadas dos contos originais.


E mesmos nestes já que em alguns Merlim inclusive é retratado como um bispo cristão, algo impensável quando se trata de Viviane.


Todavia de todo o mito do ciclo arturiano o casal que eles formam é o mais sintônico e emblemático se pensarmos na posição que ocupam na sociedade e religião de Camelot , bem como com as figuras dos irmãos Arthur e Morgana.


Obviamente nem tudo são flores entre eles e existe as versões da lenda onde Merlim é traído por Viviane ou por Nimuê, mas talvez isto sejam adições posteriores, de visões contrárias a religião representadas por ela.


Namastê!
visite nossa loja virtual,
mais de mil artigos esotéricos:
www.alkimystika.com.br






Nenhum comentário:

Postar um comentário